Maior Galáxia do Universo

Um ex-aluno da antiga ETFCE antiga Escola Técnica hoje IFCE Instituto Federal de Educação faz a descoberta da maior galáxia existente no universo. Veja a reportagem a abaixo da BBC.

Traduzido por José Carlos F. Bastos

 Por Jason Palmer repórter da BBC News, em Long Beach, Califórnia 

imagem 1

Galex revelou uma riqueza de novas estrelas nos confins da galáxia

Astrônomos avistaram a maior galáxia espiral conhecida – de forma acidental. Uma equipe estava olhando através de dados do Galaxy Evolution Explorer (Galex) satélite para regiões de formação estelar ao redor de uma galáxia chamada NGC 6872.

Mas eles ficaram chocados ao ver uma faixa enorme de luz ultravioleta de estrelas jovens, o que indica que a galáxia é realmente grande o suficiente para acomodar cinco vezes a nossas galáxias Via Láctea dentro dela.

A descoberta foi relatada na reunião da Sociedade Astronômica Americana, nos EUA.

NGC 6872, é uma galáxia cerca de 212 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Pavo, já era conhecida por ser uma das maiores galáxias espirais.

Perto dele fica uma galáxia em forma de lente ou lenticular chamado IC 4970, que parece ter deixado de funcionar na forma espiral nos últimos tempos. Rafael Eufrásio, da Universidade Católica da América e Goddard da Nasa Space Flight Center e colegas da Universidade de São Paulo no Brasil no Observatório Europeu do Sul, no Chile estavam interessados em uma série de regiões fora da galáxia.

“Eu não estava olhando para a maior espiral – só que como um presente”, o Sr.Eufrásio disse à BBC News.

Galex – um telescópio espacial projetado para procurar a luz ultravioleta que estrelas recém-nascidas colocar para fora – sugeriu que a NGC 6872 ficou muito maior em tamanho por conta da colisão. A equipe passou a usar uma variedade de dados de outros telescópios, incluindo o Very Large Telescope, o levantamento de todos Micron Two-Sky e do Telescópio Espacial Spitzer – cada um dos quais vê em um determinado conjunto de cores, por sua vez evidenciando estrelas de diferentes idades . Eles descobriram que as estrelas mais jovens nos confins de braços da enorme galáxia em forma espiralada, ficando progressivamente mais para o centro. Isso sugere uma onda de formação de estrelas, que se deslocou para os braços, partiu pela colisão com IC 4970, com os novos aglomerados estelares empurrando a galáxia no topo em termos de tamanho.

“Ele é conhecido por estar entre o maior em duas décadas, mas é muito maior do que pensávamos”, explicou Eufrásio.

“A galáxia que colidiu com o disco central da NGC 6872 estrelas em todo os lugares -. 500.000 anos-luz de distância”

imagem 2

Uma simulação da colisão galáctica sugere que aconteceu 130 milhões anos antes da situação que vemos hoje.

Além de ser um para o livro dos recordes, a NGC 6872 atualiza o catálogo da galáxia conhecida quebra-ups, demonstrando quão dramaticamente galáxias pode ser alteradas e acrescentadas por colisões.

“Isso mostra a evolução de galáxias no contexto maior do Universo – como as grandes galáxias que tínhamos antes eram acrescidas de pequenos aglomerados no Universo primitivo,” o Sr. Eufrásio disse.

“Nós apenas estamos vendo um exemplo de duas galáxias interagindo, mas no passado isso aconteceu muito mais vezes – é assim que a grande galáxia espiral discos que temos, provavelmente foram formadas pondo isso em um contexto maior, que é um sistema muito legal.”.

Quem desejar vê a reportagem no original, click no link abaixo:

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/01/130111_colisao_galaxia_satelite_mm.shtml ou

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-016)

Publicado em 19 de março de 2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: